“TOP LOG” Grupo Pão De Açúcar comemora resultados e premia fornecedores
Iniciativa voltada a ganhos logísticos conseguiu reduzir em até 50% a falta de mercadorias no setor de perecíveis
O Grupo Pão de Açúcar reúne hoje mais de 100 fornecedores para um balanço do programa Top Log. O evento acontece na sede da empresa, a partir das 16h30 e contará coma presença dos diretores executivos Ramatis Rodrigues (Comercial –Alimentos), Maria Aparecida Fonseca (RH) e o encerramento será com Cassio Casseb (presidente).
O programa Top Log busca, através de maior eficiência logística, criar diferenciais que gerem ganhos operacionais para a companhia. Criado há dois anos, busca a integração e a melhorias das operações da cadeia de suprimentos, e teve em 2006 seu ano de consolidação com aumento da base de fornecedores, avanço no número de projetos e alterações significativas no cenário logístico do Grupo Pão de Açúcar.
Um exemplo de ganho promovido pelo programa Top Log é o índice de “Back Haul”, que consiste em otimizar a utilização dos caminhões que antes saiam carregados em direção às lojas e voltavam para o depósito vazios. Hoje, além da utilização do veículo na ida, a volta para o CD também é uma forma de valorizar esse frete. Por meio de um maior alinhamento com os fornecedores, verificando as agendas dos fretes, o veículo não só faz a entrega para as lojas como, na volta para a Central de Distribuição, leva outra carga de mercadoria. Em 2005, tivemos 200 coletas em todo o ano, contra 1.800 em 2006. Para 2007, o objetivo do projeto é ampliar essa ação aumentando o número de parceiros (fornecedores) e estendo a estratégia para as regionais.
Considerando o avanço do Grupo Pão de Açúcar em praças onde não atuava até o ano passado, principalmente na região Nordeste, em 2006, a área logística focou a regionalização. Após um levantamento de quais fornecedores faziam ou poderiam fazer a entrega diretamente em seus Centros de Distribuição regionais, localizados nos estados de Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, a empresa otimizou esse processo e conseguiu reduzir o prazo de entrega dos produtos regionalizados nas lojas em até 50%.
A eficiência logística é uma ferramenta estratégica da CBD. Maior empresa varejista do país com mais de 530 lojas distribuídas em um amplo raio geográfico – 15 estados brasileiros -, a companhia entende que a cadeia de suprimentos é uma das principais frentes de trabalho para ganhos reais de produtividade e lucratividade.
A melhoria dos processos logísticos envolvem diretamente o fornecedor e depende fundamentalmente da interação de todos os elos dessa cadeia. Para integrar, otimizar e melhorar esses processos a CBD criou, em dezembro de 2004, a certificação “Top Log” e mantém um forte trabalho focado em melhorias da cadeia de distribuição – rupturas, gerenciamento de estoques e custos de distribuição - com mais qualidade e melhores custos aos produtos comercializados nas lojas. É a equação: oferta + variedade + frescor + preço.
No encontro de hoje também serão conhecidos os vencedores da certificação “TOP LOG”, oferecida as empresas (*) que atingiram as metas pré-estabelecidas em nível de serviço, adequação ao cliente e projetos colaborativos, como reconhecimento ao esforço realizado para melhoria da eficiência, eficácia, qualidade e menores custos aos produtos comercializados nas lojas do grupo.
Grupo Pão de Açúcar/ Depto de Imprensa e RP (11)3886-0926/0465
Nenhum comentário:
Postar um comentário