Que bom que você veio, aproveite

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Venezuela não vai mais importar carne de frango?

Na semana passada a imprensa venezuelana publicou detalhada reportagem na qual anunciou que o governo de Hugo Chávez decidiu suspender a importação de carne de frango depois que o setor avícola local demonstrou que a produção nacional é suficiente para abastecer o mercado interno.
Na matéria, o destaque maior foi dado ao presidente da Federação Nacional de Avicultura da Venezuela (FENAVI), Francisco Tagliapietra. Além de informar que a avicultura venezuelana vem crescendo a um ritmo anual de 8% e que desde o final de 2011 está em condições de satisfazer a demanda interna, Tagliapietra observava que “o Estado é o único importador de carne de frango da Venezuela” e que os principais fornecedores do país são Brasil e Argentina.
Conforme o presidente da FENAVI, o Estado vinha importando para complementar um déficit que – foi demonstrado em reunião realizada no início de junho – já não existe, pois o setor vem produzindo, em média, 100 mil toneladas de carne de frango, volume suficiente para atender plenamente o consumo interno.
Curiosamente, essa notícia repercutiu apenas em um terceiro fornecedor da Venezuela, mas não nos dois principais exportadores, Brasil e Argentina. Pois, no decorrer da semana, apenas o jornal uruguaio El País tratou da questão. Para desmentir a eventual suspensão das importações venezuelanas de carne de frango.
Citando como fonte o Ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca da Venezuela, Enzo Benech, o jornal El País informou não haver, da parte do governo venezuelano, nenhuma iniciativa visando a suspender as importações de carne de frango.
De acordo, ainda, com o jornal uruguaio, há algum tempo os industriais venezuelanos insistem na suspensão das importações avícolas a ponto de terem anunciado a medida em diversos meios de comunicação. A notícia alarmou os produtores uruguaios, que têm a Venezuela como destino de 70% de suas exportações de carne de frango. Assim, “uma possível suspensão das importações ocasionaria efeitos fatais para processadores e indústrias uruguaias”, ressalta El País.
Enquanto o Uruguai destina à Venezuela 70% do frango que exporta, o Brasil destina apenas 3,1% (janeiro/maio de 2012). A única (brutal) diferença é que o Brasil tem na Venezuela um dos 10 mais importantes importadores de carne de frango.

Fonte: Avisite

Fotos Ilustrativas: E.Brentzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário