Que bom que você veio, aproveite

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Avicultura de SC adotará sistema de compartimentalização

A avicultura industrial brasileira, considerada uma das mais avançadas do mundo, cumprirá este ano mais uma importante etapa no aperfeiçoamento dos controles sanitários: a adoção da compartimentalização.

Esforços nessa direção já estavam sendo feitos nos últimos anos com a regionalização da avicultura brasileira, em atendimento a diretrizes do Código Zoosanitário da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), estabelecida como medida para reduzir o impacto sobre a produção avícola diante da possível ocorrência de um foco de doenças da antiga lista A (Influenza Aviária, Newcastle).

Técnicos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) visitam, esta semana, quatro empresas associadas à União Brasileira de Avicultura que participam de um projeto-piloto, em escala mundial, com o objetivo de adotar a compartimentalização da sanidade na produção avícola. A proposta do projeto começou a ser discutida entre o Ministério da Agricultura e a OIE há três anos. As empresas brasileiras que participam desse projeto-piloto são a Sadia (unidade de Lucas do Rio Verde/MT), Perdigão (de Rio Verde/GO), Seara (Itapiranga/SC) e Cobb (São José do Rio Preto-SP).

A expectativa é que o processo seja concluído até o final de 2012, quando o governo brasileiro certificará esses sistemas produtivos. Até lá, a OIE irá formalizar esse tipo de projeto dentro do Código de Animais Terrestres.

Fonte: C. Rural

Um comentário:

  1. Bem que nós Flamboioâ, poderiamos ser os primeiros do estado de SP nesse processo de compartimentalização
    abraços

    ResponderExcluir