Que bom que você veio, aproveite

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Interessante

POF/IBGE: participação do “frango de padaria” no consumo doméstico.

Pesquisa de Orçamento Familiar revela que o consumo doméstico de carne de frango dos brasileiros vai além dos 12,774 kg per capita do frango abatido in natura.

Divulgados no final do ano passado, os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009 do IBGE revelam que o consumo doméstico de carne de frango dos brasileiros vai além dos 12,774 kg per capita representados pelo frango abatido in natura.
Na verdade, o produto in natura corresponde a 92% do volume total adquirido para consumo doméstico – o que significa dizer que o per capita efetivo nos lares do Brasil anda próximo dos 14 kg (mais exatamente, 13,925 kg per capita). E como se distribuem os 8% restantes?
O frango vivo representa menos de 1% do total, mas sua venda ainda persiste. E é maior, claro, nas Regiões onde é mínimo o número de abatedouros avícolas – Norte e Nordeste.
A seguir, representando 2% do total, vêm os empanados de frango. Que têm na Região Sul do País praticamente o dobro do consumo observado na Região Sudeste (nesta, 188 gramas; no Sul, 365 gramas per capita). Mas, curiosamente, o consumo do Sudeste é apenas 69 gramas superior ao da Região Norte (119 gramas).
Quanto ao frango assado – o chamado “frango de padaria” – em cuja rubrica a POF inclui também o produto defumado, responde por 5% do consumo doméstico.

Fonte: Avisite

Nenhum comentário:

Postar um comentário