Que bom que você veio, aproveite

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Índia também quer compartimentação sanitária da avicultura

Movimento encabeçado pela Federação de Avicultura da Índia está propondo às autoridades locais a divisão sanitária do país em quatro compartimentos distintos, segundo os pontos cardeiais – Norte, Sul, Leste e Oeste. A iniciativa visa a contornar os problemas enfrentados pelo setor com o registro de casos de Influenza Aviária do tipo H5N1: para efeito de exportação, todo o território indiano é considerado zona sanitária única e quando ocorre um caso do gênero em uma área específica do país, tanto as vendas externas de frangos quanto as de ovos ficam inteiramente prejudicadas.


Para melhor demonstrar a necessidade de prontas medidas do gênero, dirigentes da Federação de Avicultura da Índia citam como exemplo da instabilidade em que vive o setor os recentes surtos de H5N1 surgidos em Tripura, estado localizado no nordeste do país e que faz fronteira (ao norte, sul e oeste) com Bangladesh, país onde os surtos de Influenza tem sido constantes. Ali, a detecção de um caso em uma pequena criação de patos afetou toda a avicultura indiana.
“Isso não deveria ocorrer, pois além do caso ser insignificante, a avicultura deTripura não tem qualquer contato ou interligação com, por exemplo, a avicultura do Sul da Índia, hoje a grande produtora e exportadora do país”, ressalta um dos líderes do setor avícola local.
Detalhe que ajuda a reforçar o pleito avícola indiano: enquanto o território da Índia ocupa uma área de, aproximadamente, 3,3 milhões de quilômetros quadrados (o equivalente a 85% da nossa Região Norte, que tem perto de 3,9 milhões de quilômetros quadrados), o estado de Tripura tem área pouco superior a 10 mil quilômetros quadrados.

Fonte: Avisite Noticias-Saúde animal

Fotos: E.Brentzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário