Que bom que você veio, aproveite

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Doença de Newcastle é novo desafio da avicultura tailandesa

Sem ter conseguido superar totalmente os efeitos da Influenza Aviária que afeta o país desde 2003 e cujo principal resultado foi a perda, quase absoluta, das exportações de carne de frango, a Tailândia enfrenta um novo desafio sanitário, agora com a Doença de Newcastle.
Problema do gênero deveria ficar restrito à área avícola. Mas, a exemplo do que ocorreu em 2003, está transformado em questão de saúde pública. Simplesmente porque parte das aves doentes ou com sintomas da doença (o diário Bangkok Post fala em “dezenas de milhares de aves) foram vendidas para vários abatedouros e, com isso, terminaram entrando na cadeia alimentar, fato que se transformou em novo escândalo no país e já ocasionou uma queda de 10% no consumo interno do produto.
Aparentemente, a presença do vírus em território tailandês não é acontecimento recente. Já em abril passado houve grande aumento no preço dos ovos, situação oficiosamente atribuída à ocorrência da doença. E um produtor de ovos comentou que há pelo menos 10 meses vem perdendo poedeiras afetadas pelo vírus da Newcastle.
O fato é que, da parte das autoridades sanitárias, parece não haver reconhecimento oficial quanto à ocorrência da doença. Tanto que um dos responsáveis pelo departamento que trata das doenças animais no país alegou que “vai precisar de tempo para investigar o problema”. Com esse objetivo, adiantou, será estabelecida uma comissão para avaliar a questão.

Fonte:Avisite Noticias –Mercado Externo

Fotos: E.Brentzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário