Que bom que você veio, aproveite

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nicotina pode ser considerada doping no golfe

A WADA, sigla em inglês de Agência Mundial Anti-Doping, pode dar o primeiro passo para classificar a nicotina como uma droga que aumenta o desempenho esportivo no próximo sábado, quando termina a reunião da entidade em Lausanne, na Suíça, que estuda mudanças na lista de produtos e métodos que serão considerados doping a partir de janeiro de 2012. A nicotina deve ser incluída na lista de substância monitoradas, primeiro passo para entrar para a lista das proibidas.

   Jimenez: um dos atletas de ponta do golfe mundial que fuma reguralmente em campo
Jimenez: um dos atletas de ponta do golfe mundial que fuma reguralmente em campo

O alerta sobre a nicotina ser uma droga que melhora o desempenho esportivo foi dado por um laboratório suíço que fez um longo estudo sobre o tema e publicou os resultados no jornal Forensic Science International. Segundo o estudo, há "evidências alarmantes" de que a nicotina usada por atletas de 43 modalidades esportivas "aumenta a vigilância e a função cognitiva e reduz o estresse e o peso". O estudo diz ainda que a nicotina também "provoca um significante aumento da pulsação, da pressão sanguínea, do açúcar no sangue e da liberação de epinefrina, devido a suas propriedades estimulantes e relaxantes".

Droga atrativa - Segundo o estudo, o tabaco não-fumável (como o mascado por vários atletas, incluindo no golfe) é uma droga muito atrativa do ponto de vista do doping, por não provocar os males da inalação da fumaça no sistema respiratório. Testes feitos em amostras de urina de 2.185 atletas revelam que 15% deles usavam nicotina. Mas cafeína e até o Viagra foram encontrados com freqüência e podem também ser considerados doping em breve.

Fonte: Golf.esp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário