Que bom que você veio, aproveite

domingo, 11 de setembro de 2011

Por novos mercados, avicultura de MS aposta em tecnologia de produção

Indústrias investem em otimização para produzir animais em menos tempo. Produtores têm suporte em núcleos criados em parceria com granjas.

A modernização dos aviários tem transformado a avicultura em Mato Grosso do Sul. A tecnologia diminuiu o tempo de produção dos frangos até o abate. Atualmente um animal está pronto em 42 dias.

Em um país de grandes distâncias, diminuir o tempo entre propriedades rurais e indústria ainda é um desafio. E esse gargalo na produção fica ainda maior quando o alimento a ser transportado é frágil.

No setor da avicultura é assim. Os animais não podem viajar por muito tempo até o frigorífico. Por isso a indústria brasileira se modernizou rapidamente e criou núcleos produtores que inclui parceria com as granjas, qualificação de mão de obra e indústria. Mas se esse suporte de produção foi alcançado, ainda existem outros.

No Brasil ainda se come pouca carne de frango. Mas o brasileiro está se adaptando às novas realidades de mercado e preço. Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (Apinco) mostra que o consumo per capita de frango no país bateu recorde em 2010. 44,523 quilos por pessoa. O número é 13,63% maior que os 39,182 quilos per capita de 2009. O cálculo toma como base a produção para o consumo interno, não conta a exportação. A pesquisa concluiu que a média de crescimento do consumo de frango pela população brasileira nos últimos 30 anos, ficou em 5,6% ao ano, de 1981 a 2010.

"O mercado interno tem crescido. A demanda está em franca expansão justamente porque a classe 'C' está comprando mais. Quando você melhora a sua renda, a primeira coisa, você melhora a sua alimentação. A proteína faz parte da alimentação desde o princípio. Então você melhora a sua renda e quer comer melhor. A classe 'C' tem contribuído para o aumento do consumo no Brasil".

Fonte: G1

Fotos:E.Brentzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário